A violência em suas diversas formas de expressão
- Tamires Tavares
- 5 de ago. de 2016
- 3 min de leitura
Entenda um dos maiores problemas sociais do país que tem afetado a milhares de pessoas
A violência tem sido um alarmante problema social em nosso país. Conflitos violentos estiveram presentes em toda a história do Brasil, desde a chegada dos portugueses – com a escravidão de índios e, posteriormente, de africanos – até os nossos dias.
Nas grandes metrópoles, como São Paulo, há constantes casos de suas manifestações e consequências, e a população sente-se insegura e desprotegida. Esse fenômeno de crescente violência urbana se deve a muitos outros fatores sociais.
Tais fatores como desigualdade social, crescimento populacional desordenado, miséria, desemprego, falta de investimentos do governo em saúde, transporte e moradia, educação etc. têm sido os principais causadores do aumento da criminalidade e violência nos centros urbanos. A situação agrava-se ainda mais nas regiões periféricas, onde estes fatores se intensificam.
Diante desta realidade, as relações humanas têm sido marcadas por certa hostilidade que induz, muitas vezes, a atos violentos. A violência doméstica, por exemplo, se dá dentro da própria casa das pessoas, geralmente envolvendo os próprios familiares e fazendo de mulheres e crianças vítimas, em alguns casos, até fatais.
Esta agressividade tem também se apresentado nas escolas e empresas, interferindo no convívio harmonioso e de respeito mútuo que se espera destas instituições. Atitudes de violência verbal ou física, desmotivadas e constantes, com o objetivo de atingir e depreciar alguém aparentemente mais fraco – que atualmente conhecemos como bullying – são cada vez mais frequentes.
Nem mesmo atividades que deveriam proporcionar transformação social, lazer e entretenimento, têm escapado da onda de violência. Os esportes, principalmente o futebol, têm sido motivo para a brutalidade. O que deveria ser uma rivalidade saudável se transformou em agressão entre torcidas adversárias e tem causado a violência nos estádios.
Este comportamento abusivo tem atingido a outros alvos. A violência contra animais também tem sido crescente, e muitos grupos têm se levantado na sociedade para a defesa deles e para que os agressores tenham punições mais severas, já que este tipo de ataque é contra um ser vivo e deve ser considerado tão grave quanto a qualquer outro.
Outro fator que desencadeia estas atrocidades é a violência na mídia. Atualmente encontramos filmes, games, vídeos na internet e até desenhos animados com conteúdo violento e que influenciam negativamente a sociedade. Há também uma exploração da violência feita pelos programas jornalísticos que, através do sensacionalismo, propagam uma cultura do medo.
Uma grande incoerência que vemos em nosso país é que a violência também é manifesta através de instituições e grupos que deveriam proteger a população. Atualmente, foram divulgados casos de abuso da força por parte da polícia em repressão a protestos de cidadãos que iniciaram pacificamente. Os policiais agrediram intencionalmente a manifestantes e profissionais da mídia.
Na periferia de outras grandes cidades, a violência por parte de policiais é frequente. Os moradores sentem-se constantemente ameaçados, e muitos têm medo de sair de casa e se tornar mais uma vítima. O Estado, que deveria proteger a população, acaba sendo um agente que contribui para o aumento da violência devido ao despreparo da polícia.
Muitos sociólogos acreditam que a solução dos problemas sociais no Brasil levaria a uma diminuição nos seus altos índices de violência. Contudo, há também a necessidade de uma conscientização da população de que existem meios de lidar com situações em uma sociedade civilizada, com respeito, sem que haja a necessidade de utilizar a força física e iniciar uma agressão.
Comments